domingo, 1 de julho de 2012

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO 2013

A escolha do livro didático para o próximo triênio é uma grande responsabilidade. É importante que os professores analisem de forma muito criteriosa afim de que o livro seja realmente um apoio à prática pedagógica tornando-a mais eficiente. O MEC investe muito recurso para atender a demanda de todo o país, para ajudar na escolha, está disponível no portal do FNDE o Guia de Livros Didáticos 2013, que contém resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ao estudar o guia, os professores podem conhecer melhor os livros que vão selecionar para seus alunos.
No portal do FNDE, também é possível acessar uma série de orientações para a escolha do livro didático, como as normas de conduta, os compromissos da escola e o passo-a-passo para a escolha.
Para 2013 houve alguns ajustes, por exemplo  pela primeira vez, o 3º ano é considerado parte do ciclo de alfabetização. Por isso, os professores devem escolher livros específicos para essa fase do ensino. Avaliações externas e internas apontam que as crianças se tornam alfabéticas no 1º e no 2º ano, mas não necessariamente desenvolvem competências leitoras. Sendo assim, essa preocupação deve ser contemplada pelo material.
A escolha já foi realizada na escola, agora aguardaremos a consolidação do município e em breve postaremos a lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário